sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Infidelidades - Parte 1/5


Nos dias de hoje, a ficção desta carta é uma realidade desprezível...

“Queria ter-te escrito mais cedo para te explicar tudo como deve ser, mas enquanto procurava as palavras certas para te descrever exactamente os meus sentimentos, para te explicar e fazer-te compreender bem a situação, o tempo passou a voar. Sinto-me mal e tenho muita pena por ti.

Como já deves ter percebido, tenho-me encontrado com outro homem. Nos últimos tempos, durante quase três meses, tive relações sexuais com ele. Travámos conhecimento por questões de trabalho e tu não o conheces. Além disso, quem ele é pouco ou nada importa. Não faço tensões de voltar a vê-lo. Pela minha parte, pelo menos, está tudo acabado, não sei até que ponto isso te servirá de algum consolo.

Se me perguntares se o amava, não saberia responder-te. A questão, de resto, parece-me irrelevante. Agora, se me perguntares se te amava, aí poderia responder-te sem a mínima hesitação: sim, amava-te. Sempre pensei ter feito muito bem em casar-me contigo. E continuo a pensar. Agora vais querer saber porque razão te fui infiel e, em última análise, porque saí de casa e te deixei. Também eu tenho feito a mim mesma esta pergunta vezes sem conta. O que me terá levado a agir assim?

Não consigo encontrar uma explicação. Nunca foi minha intenção arranjar um amante, nem ser-te infiel. De resto, quando comecei a minha relação com este homem, não me passava pela cabeça enganar-te. Encontrámo-nos meia dúzias de vezes por razões profissionais e, às tantas, começámos a falar ao telefone de coisas que não tinham que ver do trabalho. Ele é muito mais velho do que eu, tem mulher e filhos, e, como homem nem sequer se pode dizer que seja especialmente atraente, daí que, por tudo isto junto, nunca me visse passado pela cabeça que um dia poderia vir a ter com ele uma relação profunda. (…)” - as restantes 4 partes serão publicadas em breve.

Haruki Murakami, “Crónica do Pássaro de Corda”

Foto: José Luís Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário